domingo, 25 de junho de 2017

UEMASUL- A mais nova Universidade Estadual do Maranhão

Frente da UEMASUL
Foto: Sorrá Focus
A mais nova Universidade Estadual do Maranhão, na verdade já nasceu grande, forte e com uma referência histórica bastante significativa. Pois até pouco tempo atrás era parte integrante como Campus da Universidade Estadual do Maranhão -UEMA, e já atendia à sociedade da região tocantina a muitas décadas. Em um plano de ação que levou certo tempo a ser desenvolvido, e após diversos anseios e manifestações por parte da comunidade acadêmica, o então Governador do Estado Flávio Dino sancionou a Lei que a desligava da situação de Campus subordinado à Sede em São Luis ( Capital), passando dessa forma à condição de Universidade Autônoma, independente, e responsável de maneira integral à região que está inserida.

Muita coisa mudou, e os alunos que já haviam colado grau antes desse processo, vão encontrar grandes mudanças tanto nos "antigos departamentos", como nos órgãos e cargos administrativos.
Atualmente estão organizados e distribuídos pelo campus em novos espaços, reformados e em melhores condições para a harmonia integral; Os extintos Departamentos de História e Geografia, (por exemplo) assim como o Departamento de Ciências, hoje são CCHSL e CCENT respectivamente.



A nova etimologia: Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - "UEMASUL", ainda se apresenta de maneira muito tímida. Alunos e comunidade geral ainda usam a expressão UEMA, hábito esse que precisa ser extinto, para que a nova identidade da Universidade se faça cada vez mais presente, espacial, comum e habitual.



Atuais Cursos Oferecidos Pela UEMASUL:

História (Licenciatura)
Geografia (Licenciatura)
Administração ( Bacharelado)
Letras Licenciatura (Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas)
Letras Licenciatura (Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa)
Pedagogia (Licenciatura)
Química (Licenciatura)
Física (Licenciatura)
Ciências Biológicas (Licenciatura)
Matemática (Licenciatura)
Engenharia Agronômica ( Bacharelado)
Engenharia Florestal ( Bacharelado)
Medicina Veterinária ( Bacharelado)




Um novo campos da UEMASUL na cidade de Imperatriz, já está em processo de construção e será equipado para atender os cursos de Agrárias, florestal  e veterinária nas dependência de um terreno doado no parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.

Em breve novas publicações sobre a Universidade!






Acompanhe a Universidade pelas redes sociais:
UEMASUL Fan page
UEMASUL Instagram
Site Oficial UEMASUL





























Stéfanie Sorrá Viana Pereira
Professora de Geografia Especialista em Gestão Ambiental de Áreas Protegidas-UEMA/CESI
Professora Substituta na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão- Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas- CCENT- UEMASUL- 
Professora de Inglês Básico no E.F.II





domingo, 18 de junho de 2017

A Praia do Cacau


 Praia do Cacau

                      A praia do Cacau também chamada de Jericacau ( em uma analogia bem humorada à praia de Jericoacoara no Ceará) é uma das praias de água doce mais frequentadas no Município de Imperatriz no Sudoeste maranhense. Localizada à margem direita à jusante do Majestoso Rio Tocantins, a praia é sinônimo da estação de veraneio da região e um dos principais pontos turísticos da cidade.  
Foto: Sorrá Focus,2017
                           Os bancos de areia começam a surgir ainda no finalzinho do mês de maio, mas fica mais frequentável no período que vai de Junho a Agosto, com destaque para Julho como mês mais agitado nas areias da praia, pois nesta época, inicia-se o período de férias nas escolas e a prefeitura municipal oficializa a abertura da praia, com estrutura de palco para shows durante toda a estação, demarcação da áreas para banho, e disponibilidade de salva vidas em toda a faixa da praia.


Foto: André Gomes
                            Após a abertura oficial, a praia conta com uma programação especial que não se limita aos raios do sol. Diversos shows de artistas locais, ocorrem na praia durante o período noturno, contando é claro, com o devido policiamento. 




Foto: Sorrá Focus,2017
           Durante o período de Veraneio, diversos vendedores autônomos e ambulantes, tiram dessa praia seu sustento com produtos desde chapéus, óculos, bonés, boias, bolas, pipas, protetor solar e artesanato, à alimentos como: ovo de codorna, tortas doce, Geladão,  batatinha frita, pastel, Bebidas destiladas, drinques,  tira gosto constituído por queijo, azeitona e camarão. Além dos alimentos e bebidas tradicionais nas Barracas fixas como cervejas e refrigerantes. Os Famosos Peixes fritos : Tambaqui, Caranha e Tucunaré, Carne de sol e fritas, acompanhados por porções de arroz, vinagrete, farofa e limão.  Para frutos do mar mais exóticos à região, existe a Barraca do Alemão e Neia, que vendem produtos como Caranguejo e Camarão sendo solicitados com antecedência pelo celular.
Foto : Barraca do Alemão e Neia


                      Os amantes de motos aquáticas também utilizam o espaço mais afastado da área de banhantes, para realizarem suas manobras. 
                    Se você não deseja ficar nas mesas disponibilizadas pelos barraqueiros, é possível levar seu kit de Camping e se alocar em uma das diversas áreas que a praia disponibiliza para realizar seu próprio churrasco e levar suas bebidas em isopor. O importante é vir e ficar bem a vontade na praia que abraça o imperatrizense e seus visitantes todos os anos. 
Confira a seguir imagens do local: #visiteImperatriz


Foto: Divulgação DC
Foto : Barraca do Alemão e Neia


Foto: Sorrá Focus,2017

Foto: Sorrá Focus,2017

Foto: Sorrá Focus,2017

Foto: Sorrá Focus,2017

Foto: Sorrá Focus,2017

Foto: Evaldo Melo





























Stéfanie Sorrá Viana Pereira
Professora de Geografia Especialista em Gestão Ambiental de Áreas Protegidas-UEMA/CESI
Professora Substituta na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão- Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas- CCENT- UEMASUL
Professora de Inglês Básico 1º a 9º ano E.F.II
Geógrafa, Designer de Scraps, Youtuber e Fotógrafa Amadora.