sábado, 24 de outubro de 2020

Afinal, a China é Capitalista ou Socialista?

 Ganhando cada vez mais espaço no ranking de grandes potências econômicas, a China se apresenta para o mundo e nos causa uma incógnita: Ainda são adeptos do Socialismo?


A China é autodeclarada um pais socialista , se auto intitulam comunistas , mas paralelamente exercem práticas liberais econômicas , algumas completamente vinculadas ao sistema capitalista.


Em 2º lugar no ranking de maiores potências econômicas do planeta (2020), a China incomoda a soberania Norte Americana que mesmo ocupando um 1º lugar eterno, se sente ameaçada de perder seu posto. Com isso, implementa ações de boicote econômico ao chineses para que os Norte americanos evitem importar e consumir seus produtos cada vez mais interessantes, baratos em comparação a outros dominantes e sofisticados. Já solicitou inclusive da empresa Google que retirasse a loja de aplicativos e o próprio sistema androide dos aparelhos de celular de marcas chinesas. O que acabará sendo um tiro no pé, já que os rumores é de que as empresas de celular chinesa, já estão desenvolvendo um sistema operacional próprio e bem mais superior ao atual utilizado.

Hoje, a China provoca alvoroço entre historiadores e economistas, que tentam categorizar sua política. Mas, podemos a partir de observação sintética, compreender o que indaga COSTA, 2020:

A China é autodeclarada um pais socialista , se auto intitulam comunistas desde a criação do Partido comunista em 1949 , mas paralelamente exercem práticas liberais econômicas , algumas completamente vinculadas ao sistema capitalista. O provável motivo, talvez seja pelo fato de, com toda a situação do mundo cada vez mais globalizado, a China acabou tendo que se adaptar ao capitalismo , eu diria um "socialismo capital" , ou uma transição cada vez mais acentuada. Não um socialismo comum , até porque hoje em dia é impossível ter relevância sem bom capital. Podemos considerar então a China contemporânea como sendo socialista com práticas capitalistas. (Costa, Davi Simão Almeida, 2020)

A projeção para 2030 é de que a China alcance um PIB bastante significativo, e observando as estatísticas baseadas no atual cenário pós pandemia de covid-19, as chances da China ocupar o primeiro lugar são grandes, já que seu PIB acelerou e foi o melhor, ( cresceu 4,9 % em 2020 no terceiro trimestre) entre todos os países que enfrentam a pandemia e seus reflexos na economia.






Referências:

Por: Davi Simão Almeida Costa
Stéfanie Sorrá Viana Pereira
Outubro de 2020

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico?
Costa, Davi Simão Almeida. Pereira, Stéfanie Sorrá Viana. "Afinal, a China é Capitalista ou Socialista?"; Agenda Geo 12. Disponível em : https://profsorra.wixsite.com/stefaniesorra Acesso em :


Nenhum comentário:

Postar um comentário